Curiosidades sobre o mel

POR QUE O MEL CRISTALIZA
A cristalização do Mel é um processo natural que ocorre em todo o mel puro, de forma mais rápida ou mais lenta, sendo que essa velocidade irá variar conforme a sua composição química que muda de acordo com a fonte floral ou extrafloral visitada pelas abelhas e diversos outros fatores, tais como: genética das abelhas, solo e clima do apiário, a relação entre os açúcares que compõem o mel (principalmente entre glicose e frutose), a quantidade de água e as condições ambientais nas quais o mel for armazenado (determinadas temperaturas).*
Por exemplo, a glicose cristaliza mais rápido que a frutose por ser mais solúvel, por isso, méis com mais glicose que frutose tendem a cristalizar mais rápido, mas isso se analisarmos somente deste ponto de vista. O mel vai muito além de uma simples mistura de açúcares e água, por isso o ideal é sempre consumir do jeito que ele estiver, para justamente preservar toda a sua integridade química e complexidade nutricional.
A cristalização não altera a integridade e complexidade química
e nutricional do mel, mas pasteurizá-lo* sim!
Mel é um alimento natural e vivo, portanto, não é padronizado e pode sofrer alterações de cor, sabor, aroma e textura por pelo menos 6 meses após a sua colheita. Isso é mel puro e cru de verdade, livre de pasteurização e que cristaliza!
*Fonte: Embrapa
* Pasteurização é o processo de aquecer o mel rapidamente em temperaturas acima de 60°C.




O QUE FAZER SE O MEL CRISTALIZAR
Como já dissemos anteriormente, o ideal é consumir o mel do jeito que ele estiver, sem aquecê-lo. Isso porque dentro da colmeia durante o processo de maturação do mel as abelhinhas o mantém em temperatura média de 35ºC, ou seja, se o mel for aquecido muito acima dessa temperatura vão perdendo-se propriedades e nutrientes essenciais e que o tornam neste superalimento único. Nossos méis são todos puros e crus, o que significa que não passam por nenhum processamento ou superaquecimento (pasteurização) que tornariam o mel padronizado e impediria a cristalização que é própria da sua natureza!
De toda forma, se quiser torná-lo líquido novamente, basta colocar o pote de vidro com a tampa e bem fechado, em banho maria, após ferver a água e com o fogo desligado. Se necessário, repita o processo. Nunca coloque o mel no micro-ondas.
ONDE TEM ABELHA TEM VIDA
Apicultura sustentável é sobre preservar, cuidar, florescer, cultivar o futuro.
🔎 conscientizar 🌱 preservar 🍯 nutrir
